Entre a substituição dos casacos vestidos e o ir e vir de malas de viagem, é provável que o guarda-roupa acabe uma bagunça no verão. Nós coletamos as dicas para que esteja impecável.

 

 

 

 

 

 

 

Poucas épocas como o verão, são tão propensas a que o caos reine no armário. Entre a substituição dos casacos vestidos e o ir e vir de malas, aumentam as chances de tê-lo desorganizado e acabar por não encontrar nada. No artigo A arte de ordenar armários, Lisa Adams, especialista em organizar os camarins das celebridades de Hollywood, nos dava as dicas para colocar um pouco de ordem e concerto no armário (e em nossa vida). Agora simplificamos as dicas do guarda-roupa perfeito, reduzimos a três truques para manter o seu guarda-roupa um pouco mais organizado.

1. Livrar-se de tudo o que já não usa

Este é o tip estrela, que se transformou Marie Kondo, a mulher mais arrumada do mundo, em best-seller. A filosofia da Magia, da Ordem passa por dizer adeus a tudo o que não é mais necessário, seguindo um critério: guardar apenas aquilo que nos faz felizes (o que pode ser um problema para aquelas pessoas que tem um elevado valor sentimental aos objetos). Por mais difícil que seja se desfazer daquele vestido especial que já não cabe ou das calças de dois tamanhos a menos que você nunca vai valer a pena usar, mais vale fazer das tripas coração e dar-lhes bilhete. Só faz falta aplicar o senso comum: se não se tiver posto no último ano, livrar-se disso. Como recomendam do Fashionista, você pode fazer fotos aqueles objetos ou fatos de que se vale a pena desprender por razões sentimentais. Depois, de acordo com o seu estado, doar a uma ONG  (muitos lugares oferecem um serviço gratuito de recolher roupas).

2. Invista em infra-estrutura para manter a ordem

Não há necessidade de ter um closet como o das egoblogueras nem comprar um armário novo. A chave estão em aproveitar melhor o espaço que temos puxando pequenas caixas, divisórias nas gavetas ou cabides de qualidade (daquelas em que não se escorrem os vestidos e as que são específicas para pendurar saias). Os separadores (você pode comprá-los ou marque um simples DIY com caixa) são perfeitos para manter os meias, roupa interior ou pequenos objetos e nas caixas, você pode guardar coisas que você usa com pouca frequência. Os especialistas aconselham explorar também os espaços verticais utilizando a parte interna da porta do armário ou da própria porta do quarto para pendurar cintos, lenços ou cachecóis com a ajuda de ganchos ou pequenas cabides. Por último, tire as suas peças favoritas para decorar. Esse par de sapatos-jóia ou mesmo saco especial de boa qualidade podem ser colocados em gavetas ou em uma estante. Libertar espaço no guarda-roupa e é uma forma de dar personalidade ao quarto.

Para ordenar as jóias, o terreno que sempre gera dúvidas, muitas lojas vendem ganchos para pendurar os pingentes e brincos. Quanto aos anéis, é fácil encontrar com caixas de vidro ou em taças de cerâmica em lojas de decoração em que armazená-los ao mesmo tempo em que são utilizados como objetos ornamentais.

3. Manter o que conquistou

Eis a tarefa mais difícil da lista. Mas se foram feitas corretamente os dois passos anteriores é simples manter a ordem. O truque está em dedicar todos os dias uns minutos para reorganizar a roupa em vez de acumular objetos e roupas espalhadas com a esperança de encontrar o momento perfeito para arrumar no fim de semana. Se pela manhã o guarda-roupa acaba meio desorganizado com um monte de roupas, normalmente joga tudo sobre a cama e você não tem tempo para colocá-los antes de ir para o trabalho, invista cinco ou dez minutos ajeitar a casa e retornar cada coisa em seu lugar. Tão óbvio como dinheiro.